29 de março de 2010



O SEGUNDO TEMPO ENTRA EM CAMPO





A publicação do extrato do convênio nº 726117/2009, no Diário Oficial da União do dia 20 de janeiro de 2010, seção 03, página 319, marcou o início da vigência do convênio estabelecido entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Sobral, para a realização do Programa Segundo Tempo, a partir de 31 de dezembro de 2009, conforme apresentado na imagem abaixo:














A partir desse documento, a Secretaria do Esporte e Juventude, por meio da Coordenação Geral e Pedagógica do Programa, deu início às ações de estruturação dos Núcleos de Esporte Educacional, a fim de obter a Ordem de Início que consiste num documento emitido pelo Ministério do Esporte, liberando o início das atividades com os alunos (crianças, adolescentes e jovens).

Com o objetivo de obter esse documento, diversas ações já foram realizadas pela Coordenação, dentre as quais podemos destacar: a realização de processos seletivos para recrutamento de Recursos Humanos (coordenador pedagógico, assistentes técnicos, coordenadores setoriais, para coordenadores de núcleo, monitores de esporte e de atividades complementares) para atuarem no Programa, envolvendo cerca de 470 candidatos e cerca de 20 representantes de entidades parceiras; lotação de coordenadores setoriais e de coordenadores de núcleo; encontros com a Secretaria da Educação do Município para inclusão do PST no Programa de Jornada Ampliada; reuniões com diretores de escolas públicas e responsáveis por entidades parceiras para estruturação dos Núcleos de Esporte; elaboração de Planejamentos Pedagógicos do Convênio (PPC) e dos Núcleos (PPN’s); preparação dos processos de licitação para aquisição de reforço alimentar, para contratação de serviços de divulgação e para aquisição de material suplementar; divulgação contínua do Programa em rádios e outros instrumentos virtuais (criados e-mails, blog, twitter e Orkut específicos do Segundo Tempo).

Dentre tantas ações, ressaltamos o processo de elaboração do PPC e dos PPN’s, documentos que embasarão toda a prática educacional orientada junto aos alunos atendidos pelo Programa. O Planejamento Pedagógico do Convênio busca fundamentalmente justificar a definição do público alvo a ser atendido, contextualizando o quadro de risco social no qual o mesmo está inserido, além de apresentar as estratégias metodológicas para a intervenção social pelo esporte que o Segundo Tempo sugere. Procedimentos avaliativos para controle e aperfeiçoamento do Programa também são definidos no PPC. Integram ainda esse documento a Proposta Metodológica das Atividades Esportivas e as Propostas Pedagógicas de cada atividade complementar (Reforço Escolar, Xadrez, Skate, Dança e Capoeira) a ser oferecida aos alunos. Salientamos que além da Coordenação Geral e Pedagógica, coordenadores setoriais, professores e monitores de áreas específicas integraram a equipe de trabalho.

Os coordenadores de núcleo foram convocados para realizarem a elaboração dos Planejamentos Pedagógicos dos Núcleos. Esses coordenadores, embora ainda não estejam oficialmente contratados, estão empenhados desde o dia 08 de março, na construção dos PPN’s; trabalho minucioso que requer tempo e perícia desses professores de Educação Física, que buscam alinhar a construção dos PPN’s aos Fundamentos Pedagógicos do PST, aos interesses da clientela a ser atendida e às metas a alcançar. No intuito de auxiliar os coordenadores de núcleo nessa investida, a Coordenação Geral e Pedagógica organizou um cronograma de trabalho, orientado a partir de três reuniões ocorridas nos dias 08, 16 e 23 de março, sendo a primeira realizada na Escola de Saúde da Família e as demais no SESC São Francisco. O primeiro desses encontros destinou-se à apresentação da caracterização do Programa e da linha de construção dos Planejamentos Pedagógicos dos Núcleos. No dia 16, a pauta da reunião propunha o estudo dos itens que compõem a Proposta Pedagógica do Convênio e o esclarecimento de dúvidas relativas aos elementos que compõem o PP de cada Núcleo. O último desses encontros destinou-se à avaliação da construção dos referidos Planejamentos, que estão em fase de avaliação por parte dos coordenadores setoriais, incumbidos de aprovar ou propor aperfeiçoamentos necessários. A presença e a intervenção do Secretário do Esporte e Juventude, Osmar Vasconcelos, destacou-se nesses encontros, dando ainda mais consistência aos trabalhos propostos.

Além dessas reuniões, foi disponibilizado aos coordenadores de núcleo o acompanhamento sistemático (presencial e virtual) dos coordenadores setoriais no processo de elaboração dos PPN’s, bem como o manual “Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática”, que constitui o principal referencial teórico do Programa. Também a Coordenação Geral e Pedagógica disponibilizou-se para sanar dúvidas surgidas no processo de construção, ao tempo em que monitora todo esse processo de planejamento. Esses esforços expressam o comprometimento de toda a equipe de profissionais envolvidos nesse mecanismo de enfrentamento – Programa Segundo Tempo – aos riscos sociais que crianças, adolescentes e jovens de Sobral estão submetidos.


Nenhum comentário: