
Representantes de 23 estados estiveram em Brasília (DF), durante a última semana, para uma capacitação da III Conferência Nacional do Esporte. A atividade teve como objetivo apresentar o Plano Nacional de Sistematização. O Plano contém as informações sobre os procedimentos para cadastro de relatórios e inserção de ações e metas definidas nas conferências estaduais. A ferramenta de cadastro dessas informações desenvolvida no site da III CNE, ainda terá uma segunda fase onde a equipe de sistematização poderá tratar essas informações. Essas informações é que darão origem ao caderno de resoluções que será debatido e votado na etapa nacional de 03 a 06 de junho em Brasília.
A coordenadora executiva da III CNE, a professora Cássia Damiani, aponta que a mobilização registrada por essa conferência até o momento, mostra que o Brasil não enxerga mais o esporte como uma política secundária. “Em todos os estados onde eu estive em etapas da conferência, percebe-se que a elaboração do Plano Decenal de Esporte e Lazer se concentra em debater propostas para esse Plano, muito mais do que apenas eleger delegados para a etapa nacional. Por isso a importância do aperfeiçoamento desse sistema que ajudará na aglutinação dessas propostas, garantindo a fidelidade de todas elas”.
Para o coordenador da equipe de sistematização Paulo Vinicius Silva, o sistema irá facilitar a organização dos dados enviados nos relatórios de cada etapa já realizada. “Com esse sistema poderemos coletar, registrar e sistematizar as propostas de acordo com o debate ocorrido nos estados traduzindo a riqueza da participação social na plenária final da III CNE”.
A riqueza desse debate pode-se perceber na fala dos participantes que fizeram um breve relato sobre o andamento da III CNE em seus estados, abordando o número de etapas já realizadas, e de que forma foi aplicada a metodologia da III CNE em cada localidade para atender as necessidades de cada município.
Para o coordenador de mobilização, Alcides Leitão, o processo da III CNE realizado até o momento é um sucesso. São 1.260 etapas já cadastradas em todo o Brasil, contanto com a participação de mais de 200 mil pessoas. Andrea Ewerton, coordenadora de operações agradeceu o esforço dos estados lembrando que o sistema apresentado e testado nos três dias de capacitação só poderá ser aperfeiçoado a partir da utilização dos gestores que são os principais usuários desse sistema.
Gisele Barbieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário