
O município de Sobral participou da III Conferência Nacional do Esporte, que aconteceu no período de 3 a 6 de junho, em Brasília. O objetivo da Conferência foi formatar um Plano Decenal para o Esporte no Brasil, a partir de dez diretrizes amplamente discutidas nas conferências municipais, regionais e estaduais. Ao todo foram mais 3.800 municípios brasileiros que fizeram conferências do esporte neste ano, que mobilizaram aproximadamente 220.000 participantes. Para o Secretário Osmar Vasconcelos, a realização das Conferências, significou um grande avanço na elaboração de uma Política de Esporte para o país.
Os temas apontados como prioritários foram amplamente debatidos e muitas propostas irão passar a compor o Plano Decenal que será sistematizado pelo Ministério do Esporte e apresentado a sociedade brasileira. O grande objetivo é tornar o Plano Decenal do Esporte uma Lei para que se torne uma Política de Estado. Um fato importante é que os delegados chegaram a Conferencia Nacional com a vontade política de contribuir com propostas para o País, deixando sempre evidente o princípio da equidade, ou seja, as propostas irão respeitar as características sócio-econômicas de cada região.
O Secretário informou que haverá uma reunião, a ser agendada, em Sobral com os representantes da região Norte e Ibiapaba eleitos delegados na Conferencia Regional, que ocorreu em Sobral no dia 15 de abril. Na ocasião haverá um repasse do que aconteceu em Brasília. A idéia é deixar o debate vivo em cada município para que se possa discutir e implementar algumas idéias do Plano Decenal do Esporte aprovado na III Conferência Nacional do Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário