20 de julho de 2010

Vai começar o Segundo Tempo!!!


O leitor, ainda influenciado pela Copa do Mundo de Futebol, pode imaginar, pelo título, que o artigo discorre sobre um jogo de futebol. Não, não se trata disso. Este escrito aborda sobre um dos maiores programas sociais do governo federal: O Programa Segundo Tempo. O município de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, em parceria com o Ministério do Esporte, estará iniciando no mês de agosto o atendimento do quinto convênio do Programa Segundo Tempo, que terá uma estrutura de setenta núcleos de esporte, cobrindo todos os bairros e distritos e atenderá a um quantitativo de 7.000 crianças, adolescentes e jovens, podendo chegar a 8.400.

O Programa Segundo Tempo foi instituído no ano de 2003 logo após a criação do Ministério do Esporte. Foi criado com o pensamento de ampliar o tempo do aluno na escola desenvolvendo atividades prazerosas e de caráter formativo. Surgiu então a idéia de oferecer aos alunos da escola pública brasileira atividades esportivas no contraturno escolar. Nascia então um programa social que em pouco tempo se tornaria um dos maiores programas sociais do país.

O Programa Segundo Tempo revela a sua importância porque faz jorrar a esperança de que é possível instituir no país a escola pública em tempo integral. Lembro que no início de 2007 quando se ouvia da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, de um deputado de primeiro mandato identificado com a causa da educação, as primeiras defesas em prol da escola pública cearense em tempo integral, no BRasil já existia pouco mais de cem mil alunos estudando nesse regime. Essa ideia passou a ser defendida nos plenários do poder legislativo em todo o país e, apesar de o legislativo não ter a prerrogativa de transformar em lei, sem a anuência do poder executivo, um projeto que propõe implantar um sistema de educação em tempo integral, passados quase quatro anos, há hoje no Brasil cerca de um milhão de alunos estudando dois turnos em escolas de ensino fundamental e escolas de ensino médio.

Mas se não é possível, no momento, implantar a escola em tempo integral, ampliar o tempo do aluno na escola, através de projetos e programas bem estruturados, já é um bom caminho - e nesse sentido o Programa Segundo Tempo alimenta essa esperança.

O Programa Segundo Tempo amplia o acesso dos participantes a um dos maiores bens culturais: o esporte. O que se deseja em ofertar o esporte para os alunos no contraturno escolar é aproveitar o seu potencial para interferir positivamente na formação do aluno. O esporte no Segundo Tempo pretende melhorar as condições de funcionamento do organismo dos praticantes. Para além disso, pretende ampliar o conhecimento de si próprio, respeitar os limites, reconhecer o potencial, também dos companheiros de jogo. O Segundo Tempo entende que não há saberes práticos dissociados dos saberes teóricos, por isso pretende trabalhar concomitantemente as vivências, a reflexão do aluno para compreender e aprender o esporte da maneira mais ampla, reconhecendo a sua complexidade e entendendo que essa manisfestação humana será o que queremos que ela seja. O meio em que o esporte está inserido vai condicionar a sua prática. É por causa desse contexto que o esporte tem proporcionado momentos de felicidade e de realizações e também momentos tristes e decepcionantes. Algo complexo e contraditório - assim é importante que seja tratado no ambiente escolar, espaço propício para o estudo desse saber.

O quinto convênio do Segundo Tempo traz consigo duas boas novidades. A Primeira é que participará do Programa Jornada Ampliada, programa coordenado pela Secretaria da Educação que tem o objetivo de ampliar o tempo do aluno na escola, através da execução de projetos das Secretarias da Saúde e Ação Social, da Cultura, da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da Segurança e Cidadania, e projetos da própria Secretaria da Educação. O Programa Jornada Ampliada, apesar de sua terna idade, já se constitui num forte apoio na garantia de aprendizagem dos alunos da escola pública municipal.

A outra novidade é que a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA consolidou uma parceria com o Ministério do Esporte e credenciou o curso de Educação Física para formar uma equipe e acompanhar convênios do Programa em cidades cearenses, inclusive o convênio de Sobral e de cidades de outros estados. A UVA é a única universidade cearense, até o presente momento, a consolidar tal parceria. Esse fato importante trará novas possibilidades de articulação entre a Universidade e a Prefeitura de Sobral, através do Curso de Educação Física e da Secretaria do Esporte e Juventude.

A qualidade na execução do Programa Segundo Tempo nos quatro convênios anteriores credenciou o município de Sobral para a conquista do quinto convênio. A renovação de um convênio federal requer competência técnica no trato com o saber trabalhado e competência no gerenciamento dos procedimentos da fase de preparação administrativos e pedagógicos. a expectativa é a de que possamos realizar o melhor trabalho de toda a história do Programa no Município, desde 2003, ano do primeiro convênio, porque hoje resumimos as melhores condições objetivas para a sua execução. Para isso, todos os procedimentos da fase de preparação estão sendo cuidadosamente realizados e nesse momento toda a equipe já se prepara em formação continuada, sob a responsabilidade da equipe coordenadora. Em Agosto os alunos da escola pública terão mais um bom motivo para se fazerem presentes todos os dias na escola: Vai começar o Segundo Tempo.

José Osmar Vasconcelos Filho
Secretário de Esporte e Juventude

Nenhum comentário: