À convite da Secretária da Educação e como parceiro, o Programa Segundo Tempo participou da culminância do Programa Jornada Ampliada-Escola Viva, cujo tema foi Encontro com a Leitura 2010, que ocorreu nos dias 13 e 14 de dezembro na ECOA.
Na ocasião, a coordenação do Programa Segundo Tempo participou da programação do encontro, através da montagem de uma tenda para visitação, onde, além de atendimento aos visitantes, foram expostos vários materiais de divulgação do Programa, tais como: panfletos, banners, cartazes, folders, jornais, vídeos, o novo fardamento (camiseta e short) que será recebido por cada criança beneficiada pelo Segundo Tempo, material esportivo. Também foram expostos os gêneros alimentícios que compõem o cardápio do reforço alimentar ofertado nos núcleos no decorrer das aulas. As atividades desenvolvidas nos núcleos foram apresentadas para conhecimento dos visitantes, distribuídas em: esportivas (atletismo, karatê, ginástica, natação, jogos, tênis de mesa, futebol, voleibol, futsal, basquete, handebol) e complementares (reforço escolar, dança, skate, capoeira, xadrez, atividades recreativas, atividades em saúde, atividades culturais,vistas domiciliares, atividades ambientais). Esse momento caracterizou-se ainda como um reencontro com alunos, professores e diretores, parceiros e familiares, pais e mães de alunos que se encontravam presentes na visitação a tenda.
O esporte no Programa Segundo Tempo, considera a corporeidade como elemento da formação humana, assegurando aos alunos (as) conhecimentos que possam garantir autonomia em relação ao seu corpo e aos seus processos de aprendizagem.
Nesse sentido, o esporte é uma rica possibilidade de ampliação do universo cultural do indivíduo, constituindo estratégia importante para incentivar o aluno na ampliação do seu tempo de permanência na escola.
Salientamos que a execução do Programa Segundo Tempo, como parceiro do Programa Jornada Ampliada/Escola Viva, tem como principio pedagógico norteador, o Esporte Educacional, aquele praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática de lazer (Política Nacional de Esporte,2005).
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