"Gostaria de agradecer a toda equipe do Programa Segundo Tempo por todo o empenho, dedicação e disponibilidade demonstradas na Capacitação dos Monitores realizada no dias 02,03 e 06 de maio de 2011.
Agradecer também a presença da equipe colaboradora EC 20, tanto pela participação na capacitação, como também pela colaboração a nós fornecida sempre que precisamos, nos ouvindo e contribuindo com nosso trabalho nos núcleos.
Venho salientar a importância dessa Capacitação para os monitores, tanto no núcleo onde trabalhamos, bem como em nosso cotidiano e aprendizado, na graduação, na qualificação profissional, percebendo a contribuição desta para que cada vez façamos o nosso trabalho melhor e com mais dedicação.
Gostaria de aqui também referenciar aspectos importantes discutidos nas palestras, tais como inclusão, o livro Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo (2008) destaca que inclusão 'refere-se basicamente à possibilidade efetiva de participação na construção da vida social e nos bens sociais, culturais, educacionais nela produzidos'. Outros temas como deficiência, o esporte que ensinamos na escola, aspectos metodológicos, planejamento e avaliação de nossas aulas, proporcionam-nos refletir e discutir nossa prática pedagógica com nossos alunos do Programa Segundo Tempo.
Não esquecendo todas as atividades propostas que foram desenvolvidas durante a capacitação, estas contribuem para que possamos avaliar como estão sendo realizadas nossas aulas, nossas atividades no núcleo e o que estamos ensinando.
Segundo o Coletivo de Autores (1992), não se trata somente de aprender o jogo pelo jogo, o esporte pelo esporte, ou a dança pela dança, mas esses conteúdos devem receber outro tratamento metodológico, a fim de que possam ser historicizados criticamente e aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos culturalmente, e ainda serem instrumentalizados para uma interpretação crítica da realidade que envolve o aluno.
Portanto, destacar a importância desta Capacitação para os beneficiados do Programa Segundo Tempo, nossos alunos, que estão sempre nos aguardando com um sorriso no rosto e curiosos sobre quais atividades serão realizadas hoje, como será a dinâmica da aula. E tudo isso só será possível se soubermos e compreendermos nossa função dentro do Programa Segundo Tempo."
Maria Petrília Rocha, monitora de esporte do Núcleo Trajano de Medeiros
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção". Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário