1 de junho de 2011

Inclusão Social no Núcleo Maria José Ferreira Gomes 01 (Manhã)

"Hoje muito se fala em inclusão escolar e que as crianças ditas normais não devem ter preconceito com as que têm alguma necessidade especial. Foi pensando nessa realidade que resolvemos conscientizar as crianças e adolescentes do PST Sobral quanto à importância de conviver com todos, sem fazer diferença e nem excluir do nosso meio pessoas que têm algum tipo de deficiência.

Durante a aula do dia 18/05, foi trabalhado com as crianças e os adolescentes, com idade entre 10 e 13 anos, o tema Inclusão Escolar, abordado de forma lúdica, através dos personagens de 'Turma da Mônica' que possuem necessidades especiais, tais como, deficiência visual, auditiva, síndrome de Down, autismo e deficiência física. Ao perceber que as crianças gostam muito de HQ (histórias em quadrinhos), resolvi apresentar esses personagens através de um cartaz que continha a imagem e as características dos personagens, o qual chamou bastante a atenção aos alunos, que passaram a conhecer e saber identificar essas necessidades especiais, bem como compreender que os personagens são crianças que frequentam a escola e levam uma vida normal com qualquer outra criança.

Realizamos uma atividade em que cada aluno criasse um personagem com alguma necessidade especial ilustrando e identificando com o nome, idade, tipo de deficiência e outras características ou informações.

As crianças perceberam a importância de conviver com outras crianças que tenham potencialidades e dificuldades 'diferentes' das suas. Perceberam também que para elas não se sentirem excluídas, todos nós temos que fazer a nossa parte. Brincar, estudar, aprender faz parte da vida de toda criança e nós podemos e devemos agir naturalmente, sem fazer diferença."
Depoimento enviado pela Profª Cíntia Braga Matos (monitora da atividade complementar Reforço Escolar no Núcleo Maria José Ferreira Gomes 01 - Manhã)

Nenhum comentário: