Quem disse que aulas de esporte precisam ser realizadas constante e/ou necessariamente em quadras ou campos? O Núcleo do PST que funciona na Escola Araújo Chaves, localizada em Bilheira (distrito Taperuaba), nesses períodos de intensa chuva e grandes dificuldades de encontrar espaços comumente utilizados para a prática esportiva, tem buscado meios diferenciados para viabilizar o atendimento dos beneficiados e garantir o conhecimento das modalidades ofertadas.
Em maio de 2011, as professoras Jucília e Jucilane, coordenadora de núcleo e monitora de esporte, trabalharam o conteúdos sobre Basquete, Volei e Xadrez, levarando seus alunos para o laboratório de informática da referida escola, a fim de que os mesmos pesquisassem, debatessem e conhecessem a origem dessas modalidades. E falando em conhecimento de origens, a equipe de professoras do núcleo, organizou uma outra atividade junto aos alunos, proporcionando-lhes o conhecimento da história de Taperuaba. Essas ações combinadas contribuem para o desenvolvimento da área Cultura (eixo indicado nas diretrizes do PST como foco a ser trabalhado pelas ações do Programa), que visa "orientar o desenvolvimento das aptidões para manifestação da criatividade e da percepção, estimulando as atividades de expressão artística".
Além dessas ações, algumas turmas do Núcleo Araújo Chaves foram "visitar" o Núcleo Cesário Barreto, em Taperuaba, e vivenciaram com os alunos de lá uma espécie de circuito de atividades esportivas. Essas ações só foram possíveis pela integração equipe do PST, núcleos gestores das escolas onde os núcleos funcionam, envolvimento da comunidade e convencimento dos alunos. Uma gestão efetiva da coordenadora do Núcleo, que encontrou respostas frente à pergunta surgida nos dias de chuva: "O que fazer se está chovendo?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário