Entendendo que o processo de ensino e aprendizagem é ciclo contínuo de se diagnosticar desafios e possibilidades, propor intervenções e executá-las, avaliar os resultados e o processo, a fim de novamente redimensionar a ação, promovendo um ambiente e os meios de desenvolvimento contínuo e sólido, o planejamento da atividade complementar Capoeira, realizado em 07 de junho, teve início com a apresentação das notícias referente a essa atividade.
O monitor Cláudio apresentou uma aula sobre maculelê que ele ministrou no Núcleo Yêdda Frota; o monitor Fransrayme falou sobre deficiência visual, aula realizada no Núcleo Gerardo Rodrigues; o monitor Reilano mostrou um vídeo sobre movimentos iniciais de capoeira no Núcleo José Inácio; o monitor Carlos Camelo compartilhou poesias e desenhos feitos pelos alunos do Núcleo Raul Monte; e o monitor Luís Fernando compartilhou experiências sobre os Núcleos Antenor Naspoline 01 e Ginásio Poliesportivo, pontuando as diferenças e semelhanças entre os dois.
Posteriormente, com base na lei 10.639/2003, que trata do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira, durante o encontro foram abordadas temáticas relacionadas à cultura afro-brasileira (arte, dança, músicas, culinária e comida africana e afro-brasileira), ao racismo, aos grandes mestres da capoeira, às mulheres na capoeira, à capoterapia. A discussão desses temas buscou relacioná-los ao que o Programa Segundo Tempo se propõe ao ensinar capoeira: ensinar para além do esporte!
Após o debate sobre as temáticas citadas, os monitores foram “desafiados” a registrar uma aula ou algo ocorrido nos núcleos e que julgaram interessante de ser compartilhado. Esse registro foi feito utilizando a técnica de desenho com giz de cera em lixa. Essa técnica foi sugerida como meio de aproveitamento de material utilizado em aula, tendo em vista que, durante as oficinas de construção de berimbau, gastam-se muitas lixas enquanto se prepara a verga.
Finalizando o planejamento, os monitores dividiram-se em duas equipes e propuseram um plano mensal a ser aplicado junto às suas turmas. Para tanto, os mesmos foram estimulados a usarem elementos de mídia para ensinar capoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário