No dia 13 de julho, o Núcleo Luís Felipe, participou de uma oficina de pipas. Os objetivos foram incentivar o trabalho em grupo, o companheirismo entre os alunos, além de prepará-los para possíveis falhas na construção de suas pipas, fazendo assim uma comparação com o que acontece na vida dos alunos, levando-os a um momento de reflexão.
Buscou-se ainda divulgar e resgatar uma cultura até então um pouco esquecida por nossa crianças e adolescentes, fato este confirmado pelos alunos, pois quando o professor Natanael, coordenador do núcleo, perguntou quem já tinha "empinado pipa", poucos já tinham feito tal atividade e o número se reduziu quando foi perguntado quantos tinham fabricado sua própria pipa.
A metodologia utilizada para desenvolvimento dessa atividade foi um resgate da história das pipas, contando como foi introduzida no Brasil e sua função militar para chegar a se tornar um brinquedo, ressaltando também a importância de se "empinar pipa" em locais adequados, longe de fios elétricos e de rodovias, alertando-os ainda para não usar cerol na linha, pois tal prática é perigosa e criminosa. Finalizou-se com o ensino passo-a-passo para montagem de uma pipa.
Enviado pelo professor Natanael Alves de Sousa (coordenador do Núcleo Luís Felipe)
Nenhum comentário:
Postar um comentário