13 de outubro de 2011

Visita dos pesquisadores da UERJ ao Núcleo Leonília Gomes Parente 01

O objetivo da pesquisa foi verificar o funcionamento e a importância dos projetos que acontecem no contraturno escolar. De acordo com os pesquisadores da UERJ, a Escola Leonília Gomes Parente foi uma das escolhidas para a pesquisa, pois o PST e a Jornada Ampliada funcionam como parceiros neste processo de desenvolvimento das crianças.

Na ocasião foram aplicados dois questionários, onde um deles perguntava sobre assuntos relativos a: formação do professor, experiência docente, grau de instrução, planejamento das aulas, reuniões entre coordenadores, atividades realizadas pelos alunos, frequência diária dos alunos, dias e horários de atendimento, estratégias utilizadas para buscar e/ou resgatar os alunos infrequentes, formas de verificação de melhorias de aprendizagem e comportamento, entre outros assuntos.

Em resposta aos questionamentos, o professor Jordão Viana, coordenador do Núcleo Leonília Gomes 01, indicou que o Programa Segundo Tempo utiliza instrumentos específicos de avaliação de ciclo pedagógico, além da realização de um procedimento sistemático de mobilização e combate à infrequência que são as visitas domiciliares. O coordenador também elucidou aos pesquisadores as diretrizes do Programa seguidas por cada núcleo, esclareceu-lhes sobre como acontece o Programa de Formação Continuada do Programa e em que consistem os Planejamentos Pedagógicos dos Núcleos, bem como planejamentos e reuniões específicas por categoria.

A entrevista feita pelos pesquisadores à equipe do núcleo possibilitou que todos os procedimentos relacionados ao Segundo Tempo fossem elucidados e que as atividades desenvolvidas no núcleo fossem observadas na prática.

Enviado pelo professor Jordão Viana Chaves (coordenador do Núcleo Leonília Gomes 01)

Nenhum comentário: