
Na ocasião foram aplicados dois questionários, onde um deles perguntava sobre assuntos relativos a: formação do professor, experiência docente, grau de instrução, planejamento das aulas, reuniões entre coordenadores, atividades realizadas pelos alunos, frequência diária dos alunos, dias e horários de atendimento, estratégias utilizadas para buscar e/ou resgatar os alunos infrequentes, formas de verificação de melhorias de aprendizagem e comportamento, entre outros assuntos.
Em resposta aos questionamentos, o professor Jordão Viana, coordenador do Núcleo Leonília Gomes 01, indicou que o Programa Segundo Tempo utiliza instrumentos específicos de avaliação de ciclo pedagógico, além da realização de um procedimento sistemático de mobilização e combate à infrequência que são as visitas domiciliares. O coordenador também elucidou aos pesquisadores as diretrizes do Programa seguidas por cada núcleo, esclareceu-lhes sobre como acontece o Programa de Formação Continuada do Programa e em que consistem os Planejamentos Pedagógicos dos Núcleos, bem como planejamentos e reuniões específicas por categoria.
A entrevista feita pelos pesquisadores à equipe do núcleo possibilitou que todos os procedimentos relacionados ao Segundo Tempo fossem elucidados e que as atividades desenvolvidas no núcleo fossem observadas na prática.
Enviado pelo professor Jordão Viana Chaves (coordenador do Núcleo Leonília Gomes 01)
Enviado pelo professor Jordão Viana Chaves (coordenador do Núcleo Leonília Gomes 01)
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