14 de dezembro de 2011

Cras Irmã Osvalda comemora Dia Mundial do Xadrez


Dia 19 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Xadrez. Essa data foi escolhida como o dia do Xadrez devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo, considerado por muitos historiadores da modalidade como o "Mozart" do xadrez, uma vez que o seu brilhantismo desde cedo se evidenciou.

"Aos quatro anos teria aprendido as regras do xadrez simplesmente observando o seu pai a jogar. Conta-se que Capablanca teria visto o seu pai fazer uma jogada ilegal com o cavalo, acusando-o de fazer batota e seguidamente explicando-lhe o que teria feito." 

O Xadrez na Escola desenvolvido nos núcleos do Programa Segundo Tempo busca estimular o hábito de exercitar e aperfeiçoar a concentração, a imaginação, a paciência, o autocontrole e a visão espacial, perante as ocorrências do cotidiano, a partir de um jogo que proporcione prazer e diversão ao aprender – o xadrez –, consistindo numa atividade lúdica com considerável poder de transformação pessoal e social. 

Assim, para comemorar a data festiva da modalidade, o núcleo Cras Irmã Osvalda, um dos 12 núcleo que possuem a atividade complementar Xadrez, desenvolveu uma série de atividades para discutir a importância do dia 19 de novembro para os enxadristas, bem como levar o conhecimento da história dos Grandes Mestres para os alunos do PST Sobral. 

Primeiro foi realizada uma breve explanação sobre a história do Xadrez, o seu desenvolvimento e reconhecimento no decorrer dos tempos. Posteriormente foram desenvolvidas atividades dinâmicas sobre as peças do Xadrez e suas movimentações, seguidas de uma gincana com balões (cheios de perguntas sobre os conteúdos do Xadrez), integrando as turmas atendidas pela manhã e à tarde no referido Núcleo. Mais uma vez, a parceria estabelecida entre PST e gestores do espaço onde o Núcleo de Esporte Educacional está situado foi indispensável ao alcance dos objetivos.


Saiba mais: 
A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento,  quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.
Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.
Os estudiosos garantem que além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade.

Enviado pelo professor Francisco Bruno Alves Vasconcelos (coordenador do Núcleo Cras Irmã Osvalda)

Nenhum comentário: