14 de fevereiro de 2012

Universidade de Alagoas apresenta propostas de incentivo à prática desportiva


Representantes do Ministério do Esporte reuniram-se na quinta-feira (09.02) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com professores de educação física para discutir parcerias em seis projetos de incentivo ao esporte universitário. A consolidação dessas parcerias seria uma forma de aproveitar melhor o espaço físico do parque esportivo da universidade e de criar novas instalações. A comitiva aproveitou a oportunidade para também conhecer toda a estrutura desportiva da Ufal.

Segundo o assessor especial do Ministério do Esporte, Victor Palmeira, o projeto deverá incluir a Ufal na rede nacional de treinamentos. “O objetivo do projeto é expandir para todo o Brasil as oportunidades que a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão. Assim, é possível oferecer um conjunto de benefícios para todo o território brasileiro e, dentro dessa perspectiva, trabalharmos com a Ufal e com outras universidades do país”, ressaltou.

A proposta dos projetos, além de incentivar o esporte universitário com a prática de atividade física e o combate ao sedentarismo, é criar uma estrutura que permita a formação técnica de novos atletas e o desenvolvimento do esporte na instituição e na comunidade em geral. “Nossa meta é ampliar e reformar a estrutura da prática desportiva na universidade. Não beneficiaremos apenas a universidade, mas todo o estado de Alagoas”, afirmou a professora Leonéa Santiago, coordenadora-geral da iniciativa.

Os projetos serão submetidos à comissão técnica da Lei de Incentivo ao Esporte e à Rede Nacional de Esporte de Alto Rendimento. As propostas apresentadas sugerem a criação de centros de treinamento de aptidão física, de ginástica e de futebol, um novo ginásio, um campo de futebol de areia e uma arena poliesportiva. Entre as prioridades também estão as reformas do ginásio, da piscina, da pista de atletismo e do campo oficial de futebol.

Para Denner Zacchi, coordenador-geral de engenharia da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, as propostas apresentadas pela Ufal têm a finalidade de oferecer aos estudantes mais incentivo ao esporte para conquistas olímpicas. Segundo ele, a parceria busca a melhor opção de infraestrutura na área esportiva de alto rendimento e de formação de atletas. “Isso gera, inclusive, a possibilidade de Alagoas disputar e ganhar uma medalha olímpica”, disse.

Cleide Passos, com informações da Ufal
Foto: Divulgação/Ufal
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: