20 de janeiro de 2011

Programa Segundo Tempo inicia seu Ciclo Pedagógico em 2011


Seguindo as diretrizes e orientações nacionais, o Programa Segundo Tempo em Sobral deu inicio no dia 03 de janeiro as atividades do primeiro ciclo pedagógico referente ao primeiro semestre de 2011.

No período de 03 a 14 de janeiro de 2011 ocorreu um processo de capacitação intensivo dos recursos humanos que compõem os 70 Núcleos de Esporte Educacional na sede e distritos. Essa ação teve como objetivo ampliar o universo de trabalho dos profissionais envolvidos no Programa, possibilitando agregar valores na ampliação da proposta pedagógica do Segundo Tempo e dos núcleos, bem como alcançar os objetivos pretendidos por cada núcleo. A programação de capacitações foi composta por palestras (temas gerais) e oficinas (temas específicos), abordando as seguintes temáticas:

Palestras: Planejamento e avaliação, Primeiros Socorros, Drogas e Adolescentes no contexto Escolar.

Oficinas: Dança, Jogos e Brincadeiras, Oficina de Jogos Pedagógicos para o Reforço Escolar, Skate, Xadrez, Futebol e Capoeira.

O Ciclo Pedagógico corresponde ao período destinado a execução do convênio com o desenvolvimento de todas as ações previstas, de forma integrada. O desenvolvimento efetivo das atividades didático-pedagógicas junto aos beneficiados foi reiniciado dia 17 de janeiro, concomitantemente ao início do ano letivo nas escolas públicas municipais.

Nesse sentido, o Programa Segundo Tempo vem desenvolvendo suas atividades, tendo o esporte como ferramenta de base, através do qual proporciona às crianças, jovens e adolescentes atendidos nos Núcleos de Esporte Educacional, vivências de emoções positivas promovendo a socialização, cooperação, solidariedade, elevação da auto-estima, iniciativa, aquisição de consciência crítica, bem como facilitando a internalização de valores éticos, entre outros benefícios.

Nenhum comentário: