18 de janeiro de 2011

Resultados de estudos do PST Universitário serão apresentados em Congresso Internacional da FIEP

O 26º Congresso Internacional de Educação Física (FIEP) acontece entre os dias 15 e 19 de janeiro, em Foz do Iguaçu (PR), e contará com a participação de mais de 350 profissionais do esporte. Durante o encontro, o professor da Universidade de Brasília (UnB) André Luiz Teixeira Reis vai apresentar o resultado do trabalho acadêmico produzido durante a parceria da universidade com o Ministério do Esporte na experiência piloto do Programa Segundo Tempo (PST) Universitário.

Durante a parceria, os alunos da UnB foram submetidos a três trabalhos de pesquisa, focados no bem-estar e na prática esportiva: Avaliação da aptidão física através do teste de cooper (corrida) em estudantes inscritos na modalidade de corrida do PST Universitário; Comparação de desempenho em teste de cooper antes e depois de período de aulas de basquetebol; e o IMC (Índice de Massa Corporal) como indicador do perfil dos alunos que ingressam nos núcleos de esporte universitário da UnB.

Os núcleos de Esporte Universitário, em parceria com o Ministério do Esporte, são um novo modelo de prática esportiva com objetivos de aptidão para a saúde e desempenho nas modalidades. Os resultados dos dois primeiros projetos indicaram que com a prática regular da corrida, como exercícios aeróbicos, há ganhos na capacidade cardiorrespiratória e, no caso do segundo estudo, houve melhora nas técnicas e habilidades do basquete.

Já na avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), indicador para aferir o excesso de peso e obesidade, o resultado indicou que os participantes do programa encontram-se na faixa de normalidade.

A 26ª edição da FIEP tem o objetivo de promover uma maior integração e intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos entre os profissionais e acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e áreas da Saúde, que atuam nos países do Mercosul.

Durante o congresso, os profissionais também poderão participar de eventos paralelos, como: VI Seminário de Ética do CONFEF, Seminário de História da Educação Física e Desporto - FIEP 2011, IV Fórum de Educação Física Escolar, Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica, Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física, VIII Congresso Científico Latino-Americano da FIEP e o VIII Congresso Brasileiro Científico da FIEP.

FIEP
A FIEP (Fédération Internationale d`Education Physique) é uma organização mundial, que, junto com outras organizações, lutam para a difusão da Educação Física. Tem como objetivo favorecer em todos os países o desenvolvimento das atividades físicas, educativas, recreativas e de lazer, para a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoamento constante e contribui para a cooperação internacional neste domínio.

As ações desenvolvem nos domínios técnicos, pedagógicos e social de educação física e do esporte, excluindo toda discussão e toda discriminação de ordem política, religiosa e social.

Na UNESCO, a FIEP é membra do Conselho Internacional de Educação Física e Ciência do Esporte (ICSSPE-CIEPSS); membro do Comitê Diretor da AIESEP. Também é reconhecida pelo COI - Comitê Olímpico Internacional.

Breno Barros
Foto: Imagem Congresso FIEP 2010
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário: