17 de maio de 2011

Para ensinar skate não é preciso apenas saber os movimentos; é preciso conhecer as técnicas, estudar


Arquivo do acervo fotográfico do Núcleo José Parente Prado

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 16 de maio de 2011, mais um planejamento da atividade complementar Skate. Essa atividade é sistemática e orientada pela coordenadora pedagógica do Programa, Ana Paula M. Gabriel, a fim de alinhar a metodologia de ensino aplicada pelo monitores da referida modalidade.

No planejamento do dia 16, os monitores Hermínio, Cidiane e Maico discutiram sobre as capacidades físicas desenvolvidas em toda atividade física e que, no skate, estão sendo desenvolvidas de forma combinada. Os conceitos de força, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio e resistência aeróbica e anaeróbica foram trabalhados a partir do conhecimento prévio que os monitores já detinham sobre esse assunto, ainda que de forma intuitiva.

Partindo do que eles sabiam, traçou-se uma discussão de como esses conceitos são praticados em cada aula de skate. Durante a discussão, os monitores foram identificando atividades em que são trabalhadas as capacidades físicas, como por exemplo, ao ensinar um aluno a subir e descer do skate, o monitor está desenvolvendo junto a esse aluno a capacidade de equilíbrio necessária à prática do skate, ou quando o monitor orienta o aluno sobre a técnica necessária à execução do ollei, ele está ensinando o aluno a desenvolver a força que precisará exercer sobre o skate para executar esse movimento.

Além do estudo, os monitores fizeram uma avaliação sobre a capacitação dos monitores, ocorrida no início do mês de maio, e indicaram estar bastante satisfeitos com o formato em que a mesma foi desenvolvida. "Apesar de termos sentido dificuldade para compreender determinados temas [Ex: O tema Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no PST], foi muito bom, pois, pela primeira vez, participei ativamente de uma capacitação [vivências] do começo ao fim. Teve espaço para todos nós", relata o monitor Hermínio. Essa avaliação permitiu identificar os temas que precisam ser aprofundados junto aos monitores.

Foi realizada ainda uma avaliação do processo de ensino da atividade skate no primeiro ciclo pedagógico deste convênio. Constatou-se que, até o momento, os monitores trabalharam a partir de diversas técnicas e atividades lúdicas, os seguintes conteúdos: A História do Skate no Brasil e a sua aderência na comunidade local; O skate a nível mundial e nacional; Introdução a modalidade; Modalidades do skate; Equipamentos do skate; Fundamentos do skate: primários e secundários; O processo pedagógico das técnicas através da ludicidade; Manobras do skate; Temas atuais e curiosidades que envolvam o skate; Dados do esporte; Respeito às regras. Vale salientar, que embora haja uma proposta de organização pedagógica desses conteúdos, eles acabam sendo retomados durante o desenvolvimento dessa atividade.

O objetivo principal do atividade complementar skate é proporcionar às crianças, adolescentes e jovens o acesso ao conhecimento, à prática e à cultura do skate como esporte educacional de qualidade, estimulando-os a manter uma interação efetiva, que contribua para o seu desenvolvimento integral, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Enviado pela Profª. Ana Paula Marques Gabriel (Coordenadora Pedagógica do PST Sobral)

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