O objetivo da oficina, segundo o monitor de capoeira Cláudio, é dar oportunidade aos meninos e meninas de conhecer o processo de confecção de instrumentos da capoeira, a partir da matéria-prima, para que possam vivenciar a modificação de cada material, enxergando o instrumento com um olhar mais profundo e não apenas como uma coisa já pronta. “Tenho certeza que, a partir desta atividade, eles vão entender melhor o principal instrumento da capoeira. Além disso, eles trabalham outros valores como o trabalho em equipe, a ajuda coletiva, contribuindo um com o outro quando se apresentar alguma dificuldade. Cria-se um clima de aprendizagem a partir do instrumento e se eleva a integração do grupo para outras questões que irá vivenciar”, completa o monitor.
A oficina só será concluída no fim de junho, quando todas as etapas foram concluídas.
Materiais necessários para a construção do berimbau: pincel, verniz, tinta acrilex (tecido), tachinha, couro ou borracha, lixa grossa (para ferro), verga, cabaça ou coitê, barbante e arame.
Curiosidade: O berimbau é feito com madeira e fio de arame, dando a ideia de um arco. Em uma das extremidades, é colocada uma cabaça para ampliar o som. Para tocar, é necessária uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzirem os sons do berimbau.
Enviado pelo Prof. Cláudio Lourenço Trajano (monitor da atividade complementar Capoeira do Núcleo Yedda Frota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário