Dias 04 e 05 de março, as turmas de 08 a 12 anos da atividade complementar Capoeira do Núcleo do Programa Segundo Tempo na Escola Yedda Frota, iniciaram a vivência do maculelê.
Já nos primeiros dias, a atividade foi um sucesso, onde crianças e adolescentes, meninos e meninas, tocaram e dançaram na maior curtição. Cada aluno criou seu próprio maculelê (bastões chamados de “grimas”) e foram pintados para vivenciar mais claramente esta cultura e esta arte, estimulando também a criatividade dos mesmos. Posteriormente, os alunos assistiram a vídeos-aulas, tendo sido trabalhados os direitos fundamentais do Maculelê.
Enviado pelo Prof. Cláudio Lourenço Trajano (monitor da atividade complementar Capoeira do Núcleo Yedda Frota)
O maculelê é bem recebido nas aulas de capoeira do Programa Segundo Tempo, por todos esses benefícios proporcionados e na medida em que se vincula a ela por suas origens, pois no Brasil tanto capoeira quanto maculelê surgem no berço da cultura baiana e passam a ser disseminadas pelo Brasil a partir da academia do Mestre Bimba, que visava apresentar a seus capoeiristas outra manifestação da cultura popular de sua região.
É importante ressaltar que a abordagem pedagógica desse tema, dentro das aulas de capoeira, é feita no sentido de apresentar aos alunos o contexto histórico do nascimento da capoeira e de outras danças-artes, frutos da cultura afro-brasileira. Não é pretensão nossa, aprofundar o maculelê como luta.
Comentário da Profª Ana Paula Marques Gabriel (coordenadora pedagógica do PST Sobral)
Um comentário:
pra mim e um privilegio esta a cada dia com vcs
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