27 de março de 2012

Reunião discute últimos detalhes da 8ª edição dos Jogos dos Países de Língua Portuguesa


O diretor de Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, participa nesta terça e quarta-feiras (27 e 28.03), em Lisboa, da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na pauta, a realização da 8ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que serão disputados na cidade de Mafra, próxima à capital portuguesa, entre 7 e 15 de julho.

Os Jogos da CPLP são um instrumento de cooperação entre os países, que utilizam como principal ferramenta os valores transmitidos pelo esporte. Nesta terça-feira, a organização do evento apresentará o planejamento da edição portuguesa. Na quarta, os representantes dos países-membros visitarão as instalações esportivas na cidade de Mafra.

O diretor do Ministério do Esporte ressalta que neste ano a competição contará com a inclusão de uma nova modalidade esportiva. “Pela primeira vez, os Jogos da CPLP terão as partidas de vôlei de praia, para atletas de até 17 anos. A inclusão é uma conquista, pois vem no mesmo momento da inclusão da modalidade também nas Olimpíadas Escolares brasileiras, na etapa de 15 a 17 anos”, explica Arantes.

Esta será a segunda vez que Portugal recebe a competição. A primeira foi disputada em 1992, na capital, Lisboa. São esperados cerca de 800 jovens atletas, com 16 e 17 anos, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil. Eles competirão em provas de sete modalidades: atletismo, atletismo para pessoas com deficiência, handebol, basquete, futebol, tênis e vôlei de praia.

CPLP no Brasil
A cidade do Rio de Janeiro recebeu em 2008 a sexta edição dos Jogos Desportivos da CPLP. O evento foi promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A edição contou com a participação da delegação do Timor Leste, que disputou a competição pela primeira vez na história.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: