21 de março de 2012

Segundo Tempo recomeça atividades em Itaú (RN) com proposta de transformação social

Na região da caatinga no Rio Grande do Norte, cerca de mil estudantes da rede púbica passaram a desfrutar de uma alternativa prazerosa e saudável. Trata-se da volta do Programa Segundo Tempo (PST) a Itaú, cidade cuja maioria dos habitantes é de trabalhadores rurais envolvidos com a cultura do caju e beneficiamento da castanha. O programa inclui reforço escolar e prática do atletismo, badminton, handebol, xadrez, dama, capoeira, caratê, vôlei, futebol de campo e salão, handebol, natação e basquete.

O PST no município traz o lema “Qualidade de vida e esporte em Itaú”. O lançamento foi no último sábado (17.03), na Associação Cultural Recreativa Itauense. O evento contou com a presença do prefeito Edson Melo, secretários municipais, e reuniu toda a comunidade. Na oportunidade, o prefeito explicou aos moradores, pais de alunos e aos novos contemplados a dinâmica do programa. “O Segundo Tempo será um forte condutor de transformações pelas quais o município deverá passar, nos próximos meses”, antecipa.

Mudanças que o estudante do 2º ano do ensino médio Jardel Fernandes da Silva conhece de perto. O filho de pai agricultor e de mãe professora, que foi contemplado na primeira edição do PST, em 2007, sempre tirou boas notas na escola. Ele recorda que, antes de entrar no Segundo Tempo, a sua presença diária nas ruas para brincar, assim como os jogos de vídeo games na televisão eram motivo das constantes reclamações de sua mãe. “No Segundo Tempo a gente se ocupa com o esporte e o lazer e ainda une a comunidade porque fazemos muitos amigos”, diz.

O programa de inclusão social do Ministério do Esporte tem parceria com a prefeitura de Itaú e as atividades estão sob o comando da Secretaria de Educação e Cultura (Seec). Elas acontecem no período oposto ao ensino regular dos alunos, distribuídos em 10 núcleos de atendimento, implantados em escolas, espaços públicos esportivos e em centros comunitários.

As unidades do PST passam a funcionar nas escolas municipais José Porto de Queiroz, Senador Dinarte Mariz, Clidenor Regis de Melo, Joana Bessa e na estadual Francisco de Assis Pinheiro. O módulo José Lenilto de Medeiros, a quadra esportiva Carlos Emanuel e campo de futebol também são espaços públicos esportivos que acolherão núcleos do programa, além da Associação Cultural Recreativa Itauense.

Com a atuação de 32 profissionais, as atividades têm duração de 18 meses, sendo que nos três primeiros meses a gestão municipal promoveu toda a estruturação necessária ao desenvolvimento do projeto. O atendimento a mil crianças e adolescentes envolve indiretamente cerca de 700 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para o coordenador-geral da parceria, José Praxedes, a chegada do Segundo Tempo no município, além de promover a inclusão social de alunos por meio do esporte, representa ainda uma motivação a mais para profissionais na área de Educação. “A ocupação em tempo integral garante um melhor desenvolvimento desses jovens para uma vida melhor”, garante.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: